O líder só...

Relacionamento, palavra derivada do sufixo relação que significa entre outras coisas, conexão; pl. trato social; convivência; pessoas com que se convive; tem boas relações; intimidade.
Na sociedade de forma geral a palavra relacionamento apresenta variedades ínfimas para o ato relacionar-se, pois como todos sabem hoje os interesses pessoais sobrepõem-se aos sentimentos de forma geral e com isso cada vez mais as estruturas sociais vão se deteriorando, fazendo com que os valores e crenças individuais alterem-se constantemente.
Dentro de uma organização cabe ao gestor ou líder conduzir seu grupo a níveis de excelência e o mesmo só o fará se o ambiente estiver propício. Mas como tornar o ambiente propício?
Criando condições de relacionamentos saudáveis entre os seus comandados (hoje se usa muito a palavra colaborador), só que não devemos esquecer que: Tudo começa de cima para baixo ou ainda, O líder deve ser o precursor do ato relacionar-se.
Por que deve começar de cima para baixo?
A vontade é inerente ao desejo, logo se houver inicialmente à vontade de se estabelecer relação e este for vista como algo bom, útil, produtiva, necessária logo em seguida passará ser de desejo a todos. Estabelecer relação é estreitar laços, criar vínculos, passar a fazer parte e não somente integrar um meio (ambiente).
É estranho pensar que um indivíduo possa estar solitário em um ambiente cheio de outras pessoas, mas isso é possível, face às condições de relacionamento ou da ausência de vontade destas para com o indivíduo. E isto ocorre freqüentemente neste mundo organizacional cada vez mais frio e distante de valores e crenças que vem se fixando em nosso dia a dia.
Para que haja a possibilidade de uma maior interação do líder para com os seus, este deve se apresentar como exemplo a ser seguido, mas exemplo pessoal e não somente profissional, pois só assim ele se tornará referencia (e não o cargo que ele ocupa).
Como um líder pode tornar-se exemplo? Criando vínculos verdadeiros com os seus, valorizando o indivíduo e não explorando o empregado, mostrando-se verdadeiro, estreitando a comunicação, interagindo com o ambiente de forma plena, fazendo se presente diante das necessidades e harmonizando os desejos coletivos.
“O bom líder é aquele que procura os seus e não o contrário!”

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!