Carta de uma Professora portuguesa a Maitê Proença

Isto é o que dá falar sem pensar ou pensar e mesmo assim falar... Cuidado ao falar de alguém ou lugar de alguém pois dá a liberdade deste lhe fazer o mesmo.

Maitê Proença disse no programa "Saia Justa" umas gracinhas sobre a inteligência dos portugueses. O programa passa em Portugal e causou um grande mal estar lá na terrinha. Uma Doutora portuguesa deu-lhe a resposta..
Obs : É isso que dá, alguém despreparado emitir conceitos sobre assuntos que não domina, com apoio dos alienados das redes de TV Brasileira, que se consideram o máximo em cultura .

"Exma. Senhora:
Foi com indignação que vi a ‘peça cómica’ que fez em Portugal e passou no programa Saia Justa em que participa. Não que me espante que o tenha feito – está à altura da imagem que há muito tenho de si, pelo que me tem sido dado ver pelos seus desempenhos – mas sim pelo facto da TV Globo ter permitido que tal ignorância fosse para o ar.
Só para que possa, se conseguir, ficar um pouco mais esclarecida: A ‘vilazinha’ de Sintra é património da Humanidade, classificada pela UNESCO e unanimemente reconhecida como uma das mais belas e bem preservadas cidades históricas do mundo;
Em Portugal, onde existem pessoas que olham para o mouse do seu computador como se de uma capivara se tratasse, foi onde foi inventado o serviço pré-pago de telefones móveis (os celulares) – não existia nenhum no mundo que sequer se aproximasse e foi também o que inventou o sistema de passagem nas portagens (pedagios, se preferir), sem ter que parar – quando passar por alguma, sem ter que ficar na fila, lembre-se que deve isso aos portugueses.
É um dos países do Mundo com maior taxa de penetração de computadores e serviços de internet em ambiente doméstico. É o único país do mundo onde TODAS as crianças que frequentam a escola têm acesso directo a um computador (no próprio estabelecimento de ensino) – e em Portugal TODAS as crianças vão à escola.. Muitas delas até têm um computador próprio, para seu uso exclusivo, oferecido ou parcialmente financiado pelo Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães? É natural que não... mas saiba que é uma criação nossa, que está a ser adquirida por outros países. Recomendo-o vivamente – é muito simples e adequado para quem tem poucos conhecimentos de informática.
Somos tão inovadores em matéria de utilização de tecnologia informática e web nas escolas, que o nosso caso foi recomendado por especialista americanos, como exemplo a seguir, a Barack Obama, que é só o Presidente dos Estados Unidos – ao Sr. Lula da Silva tal não seria oportuno, porque ele considera que a Escola não é determinante no sucesso das pessoas (e, no Brasil, a julgar pelo próprio, tem toda a razão).
A internet à velocidade de 1 Mega, em Portugal há muito que é considerada obsoleta – eu percebo que não entenda porquê, porque no Brasil é hoje anunciada como o grande factor diferenciador a transmissão por cabo que já não nos interessa. Já estamos noutra – estamos entre os países do mundo com a rede de fibra óptica mais desenvolvida.E nesse contexto 1 Mega é mesmo uma brincadeira.
O ditador a que se refere – o Salazar – governou, infelizmente, ‘mais de 20 anos’, mas para a próxima, para ser mais precisa, diga que foram 48 (INFELIZMENTE, é mais do dobro de 20). Ainda assim, e apesar do muito dano que nos causou a sua governação, nós, portugueses, conseguimos em 35 anos reduzir praticamente a ZERO a taxa de analfabetos e baixar para cifras irrisórias o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto onde estamos entre os melhores do mundo.
Criar uma rede viária que é das mais avançadas do mundo – em Portugal, sem exceder os limites de velocidade e sem correr risco de vida, fazemos 300 km em duas horas e meia (daria tanto jeito que no Brasil também fosse assim!).
Melhorar muito o nível de vida das pessoas, promovendo salários e condições de trabalho condignos. Temos ainda muito para fazer nesta matéria, mas já não temos pessoas fechadas em elevadores, cuja função é apenas carregar no botão do andar pretendido – cada um de nós sabe como fazê-lo e aproveitamos as pessoas para trabalhos mais estimulantes e úteis; também já não temos trabalhadores agrícolas em regime de escravatura – cada pessoa aqui tem um salário, não trabalha a troco de um prato de comida.
Colocar-nos na vanguarda mundial das energias renováveis, menos poluentes, mais preservadoras do planeta; enquanto uns continuam a escavar petróleo, nós estamos a instalar o maior parque de energia eólica do mundo (é a energia produzida a partir do vento).
Poderia também explicar-lhe quem foi Camões, Fernando Pessoa, etc., cujos túmulos viu no Mosteiro dos Jerónimos, mas eles merecem muito mais.
Ah!, já agora, deixe-me dizer-lhe também que num ponto estou muito de acordo consigo: temos muito pouco sentido de humor. É verdade. Não acharíamos graça nenhuma se tivéssemos deputados a receber mesada para votarem num certo sentido, não nos divertiria muito se encontrassem dirigentes políticos com dinheiro na cueca, não nos faria rir ter senadores a construir palácios megalómanos à conta de sobre-facturação do Estado, não encontramos piada quando os políticos favorecem familiares e usam o seu poder em benefício próprio. Ficaríamos , pelo contrário, tão furiosos, que os colocaríamos na cadeia. Veja só – quanta falta de humor! Mas, pelo contrário, fazem-me rir as sessões plenárias do senado brasileiro. Aqui em Portugal , e estou certa que em toda a Europa , tal daria um excelente programa de humor.
Que estranho não é?!
Para terminar só uma sugestão: deixe o humor para quem no Brasil o sabe fazer com competência (e há humoristas muito bons no Brasil). Como alternativa, não sei o que lhe sugerir, porque ainda não a vi fazer nada que verdadeiramente me indicasse talento...
Peço desculpa por não poder contribuir".

Mafalda Carvalho - Dra. Professora da Universidade de Coimbra

17 comentários:

Anônimo disse...

FORUM PERMANENTE TVC Atriz Maitê Proença e a Carta de uma portuguesa indignada


“Professora”: Foi com indignação que vi a ‘peça cómica’ que fez em Portugal e passou no programa Saia Justa em que participa. Não que me espante que o tenha feito – está à altura da imagem que há muito tenho de si, pelo que me tem sido dado ver pelos seus desempenhos – mas sim pelo facto da TV Globo ter permitido que tal ignorância fosse para o ar.


Resposta: Sim, e também me espanta o fato da SIC deixar ir ao ar, "comediantes" em plena tarde, em TV abertas, travestidos de mulher e tentando imitar brasileiros com um sotaque extremamente forçado, referirem-se a mulher brasileira como prostituta e usarem termos de baixo calão.




“Professora”: Só para que possa, se conseguir, ficar um pouco mais esclarecida: A ‘vilazinha’ de Sintra é patrimônio da Humanidade, classificada pela UNESCO e unanimemente reconhecida como uma das mais belas e bem preservadas cidades históricas do mundo;

Resposta: Uma pena eles não conservarem nem cuidarem de seu patrimônio da Humanidade...
Nem dos patrimônios da humanidade e nem de suas cidades, segue em anexo fotos da “Baixa do Porto” próximo a Casa do Infante.


“Professora”: Em Portugal, onde existem pessoas que olham para o mouse do seu computador como se de uma capivara se tratasse, foi onde foi inventado o serviço pré-pago de telefones móveis (os celulares) – não existia nenhum no mundo que sequer se aproximasse e foi também o que inventou o sistema de passagem nas portagens (pedágios, se preferir), sem ter que parar – quando passar por alguma, sem ter que ficar na fila, lembre-se que deve isso aos portugueses.

Resposta: Para o seu conhecimento, no Brasil este sistema já existe há mais de uma década, instaurado pela Auto-bahn...
Serviço de telefone pré-pago e aluguel são feitos para explorar o menos favorecido, coisa que vocês fazem muito bem há mais de 500 anos, pois que tem melhores condições financeiras não depende nem de um serviço nem de outro...

Anônimo disse...

Professora”: É um dos países do Mundo com maior taxa de penetração de computadores e serviços de internet em ambiente doméstico. É o único país do mundo onde TODAS as crianças que freqüentam a escola têm acesso directo a um computador (no próprio estabelecimento de ensino) – e em Portugal TODAS as crianças vão à escola... Muitas delas até têm um computador próprio, para seu uso exclusivo, oferecido ou parcialmente financiado pelo Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães? É natural que não... mas saiba que é uma criação nossa, que está a ser adquirida por outros países. Recomendo-o vivamente – é muito simples e adequado para quem tem poucos conhecimentos de informática.

Resposta: Conheci muitas pessoas que não tinham computador em casa, tanto que muitas pessoas freqüentam cybercafés. E falando de escolas, quais escolas? Aquelas onde professores levam bofetadas pelos alunos (como caso da menina que teve o “telemovel” tomado pela professora e agrediu a mesma com uma bofetada), e como outros casos em que os alunos fazem gestos obscenos (simulando atos de masturbação) aos “docentes”? É assim que a juventude portuguesa esta a ser tão bem educada?

“Professora”: Somos tão inovadores em matéria de utilização de tecnologia informática e web nas escolas, que o nosso caso foi recomendado por especialistas americanos, como exemplo a seguir, a Barack Obama, que é só o Presidente dos Estados Unidos – ao Sr. Lula da Silva tal não seria oportuno, porque ele considera que a Escola não é determinante no sucesso das pessoas (e, no Brasil, a julgar pelo próprio, tem toda a razão).

Resposta: Seria interessante se os 5 milhões de portugueses no exterior pensassem da mesma maneira e retornassem a Portugal, para que assim que seus filhos nascessem, e fossem educados em Portugal, nas belas escolas publicas que existem por ai...
A educação nunca foi ao menos a ultima prioridade durante o tempo em que os portugueses “governaram” o território brasileiro, e tão pouco suas colônias na África. Enquanto os padres portugueses não ensinavam os negros a ler, os pastores protestantes, nas colônias inglesas, belgas, alemãs, ensinavam os negros a ler, escrever e a reivindicar seus direitos...

“Professora”: A internet à velocidade de 1 Mega, em Portugal há muito que é considerada obsoleta – eu percebo que não entenda porquê, porque no Brasil é hoje anunciada como o grande factor diferenciador a transmissão por cabo que já não nos interessa. Já estamos noutra – estamos entre os países do mundo com a rede de fibra óptica mais desenvolvida. E nesse contexto 1 Mega é mesmo uma brincadeira.

Resposta: A fibra ótica já é usada no Brasil há mais de uma década pelo serviço de TV a cabo, e hoje há outros sistemas que já ocuparam essa função... a “professora” parece-me desinformada...

“Professora”: O ditador a que se refere – o Salazar – governou, infelizmente, ‘mais de 20 anos’, mas para a próxima, para ser mais precisa, diga que foram 48 (INFELIZMENTE, é mais do dobro de 20). Ainda assim, e apesar do muito dano que nos causou a sua governação, nós, portugueses, conseguimos em 35 anos reduzir praticamente a ZERO a taxa de analfabetos e baixar para cifras irrisórias o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto onde estamos entre os melhores do mundo.

Resposta: Conheço muitos portugueses que nesses 35 anos citados pela "professora" continuaram analfabetos... E sinceramente, se conseguiram baixar o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto foi devido ao fato que as mesmas preferem ter seus filhos em países como a Espanha, França, Canadá (mais de 800 mil portugueses), Estados Unidos (600 mil apenas na Califórnia), Alemanha, Suíça (terceira maior colônia de estrangeiros), até no Brasil e por ai a fora...

Anônimo disse...

“Professora”: Criar uma rede viária que é das mais avançadas do mundo – em Portugal, sem exceder os limites de velocidade e sem correr risco de vida, fazemos 300 km em duas horas e meia (daria tanto jeito que no Brasil também fosse assim!).

Resposta: Se você comparar o tamanho do território português (não ocupa ao menos metade do território do Estado de São Paulo) com o tamanho do território Brasileiro, isso não é tarefa nada difícil nem excepcional.

“Professora”: Melhorar muito o nível de vida das pessoas, promovendo salários e condições de trabalho condignos. Temos ainda muito para fazer nesta matéria, mas já não temos pessoas fechadas em elevadores, cuja função é apenas carregar no botão do andar pretendido – cada um de nós sabe como fazê-lo e aproveitamos as pessoas para trabalhos mais estimulantes e úteis;

Resposta: Sim, melhorou tanto o nível de vida das pessoas que há 5 milhões de portugueses “a viver no estrangeiro” (Sendo que a população portuguesa é de pouco mais de 10 milhões). Sobre os elevadores, em muitos edifícios em Portugal não há elevador... e se há algum elevador, este é muito velho e mal conservado.

“Professora”: "também já não temos trabalhadores agrícolas em regime de escravatura "

Resposta: Sim, não há registros em Portugal, ate porque os mesmo preferem trabalhar em regime de “escravatura” em outros países ate mesmo da União Européia!!!

“Professora”: "cada pessoa aqui tem um salário, não trabalha a troco de um prato de comida."

Resposta: Portugal é o país com o menor salário mínimo da Europa ocidental e chega a ficar atrás de alguns países do leste-europeu tal como Eslovênia, que aderiu ao euro ha pouquíssimo tempo... Apenas não tem condições salariais piores do que as da Polônia, Romênia e Bulgária...
O salário mínimo é de 423 euros, porem vi empregos onde ofereciam 300 ou menos. Cheguei a ver mendigos Portugueses na Espanha, e escravos trabalhando em condições desumanas na França ou em indústrias na Holanda, para ganhar o tal “prato de comida” que em Portugal nunca foi servido nem como forma de pagamento.

“Professora”: Colocar-nos na vanguarda mundial das energias renováveis, menos poluentes, mais preservadoras do planeta; enquanto uns continuam a escavar petróleo, nós estamos a instalar o maior parque de energia eólica do mundo (é a energia produzida a partir do vento).

“Resposta”: Claro que não é preciso escavar petróleo, vocês financiam com bugigangas manufaturadas portuguesas a ditadura Chavista na Venezuela em troca de petróleo.

Anônimo disse...

“Professora”: Poderia também explicar-lhe quem foi Camões, Fernando Pessoa, etc., cujos túmulos viu no Mosteiro dos Jerónimos, mas eles merecem muito mais.

Resposta: Camões? Aquele que morreu na miséria? Pena que só começou a ser "exaltado" depois de morto... “O Grande Herói Nacional” merecia mais do povo português...

“Professora”: Ah!, já agora, deixe-me dizer-lhe também que num ponto estou muito de acordo consigo: temos muito pouco sentido de humor. É verdade. Não acharíamos graça nenhuma se tivéssemos deputados a receber mesada para votarem num certo sentido, não nos divertiria muito se encontrassem dirigentes políticos com dinheiro na cueca, não nos faria rir ter senadores a construir palácios megalómanos à conta de sobre-facturação do Estado, não encontramos piada quando os políticos favorecem familiares e usam o seu poder em benefício próprio. Ficaríamos, pelo contrário, tão furiosos, que os colocaríamos na cadeia. Veja só – quanta falta de humor. Mas, pelo contrário, fazem-me rir as sessões plenárias do senado brasileiro. Aqui em Portugal , e estou certa que em toda a Europa, tal daria um excelente programa de humor.

Resposta: Com certeza, a Senhora Dona “Professora” não assiste aos telejornais da RTP, SIC e TVI ou muito menos lê algum jornal impresso, ou mesmo pela internet, caso contrario estaria bem informada dos casos de corrupção há tanto tempo vigentes em seu país. E de onde veio essa mentalidade hereditária de se tirar proveito de tudo que e tão expressiva na política brasileira? Com certeza não é de origem africana e tão pouco indígena...

“Professora”: Para terminar só uma sugestão: deixe o humor para quem no Brasil o sabe fazer com competência (e há humoristas muito bons no Brasil). Como alternativa, não sei o que lhe sugerir, porque ainda não a vi fazer nada que verdadeiramente me indicasse talento...

Resposta: Sim, no Brasil há bons humoristas, coisa que não há em Portugal...

“Professora”: Peço desculpa por não poder contribuir.

Resposta: Fico feliz que a senhora reconheça que nem a senhora nem sua opinião podem contribuir em algo positivo...

Mafalda Carvalho - Professora Doutora da Universidade de Coimbra*

* Universidade de Coimbra NÃO se encontra entre as 500 melhores universidades do mundo, segundo o ranking do site “Academic Ranking of World University” de 2009. http://www.arwu.org/ARWU2009_2.jsp

Anônimo disse...

E para quem não sabe ainda, foi descoberto há pouco que esta "Doutora Professora" não existe, foi apenas um pseudônimo usado... uma fraude...

Flavia Fernicola disse...

Carta de uma faxineira para uma doutora, com atencoes especiais a famosa Maite

Muito me admira uma doutora precisar de tao baixas agressoes para defender a sua patria amada. Respeito e poderia ate admirar o seu patriotismo a alto conhecimento para com o seu territorio, mais a senhora nao precisava de maneira alguma envolver um povo tao sofrido, um presidente exemplar em relacoes exteriores, discordo e me envergonho muito da nossa emissora rede Globo por ter permitido algo tao vazio ao ar. Mas senhora claramente nao faz justo o diploma que ostenta. Perdoe me por meus erros ortograficos e tambem gramaticais, uma vez que sou apenas uma faxineira nos USA e meu teclado tao pouco me favorece conterei com compreensao de todos.

Anônimo disse...

A professora respondeu muito bem!
Os comentarios de alguns anônimos demonstram que são tão ignorantes como Maitê Proença!

Anônimo disse...

CARTA-RESPOSTA DE UM BRASILEIRO SIMPLES PARA A PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA SRA. MAFALDA CARVALHO

Cara Sra. Mafalda Carvalho - Professora Doutora da Universidade de Coimbra

Achei muito competente a sua dissertação sobre as maravilhas de Portugal do século 21.
Mas, convém lembra-la, que nosso país, o Brasil é um país quase continental e acredito que a senhora, como professora doutora deve saber que governar um país destas proporções (8.547.403,5 km²) não é o mesmo que governar um país que tem apenas 92.389 Km², menor, por exemplo, que o estado de São Paulo (248.209,426 km²).

A senhora, por desabafo à inexatidão de informações da atriz Maitê Proença, da qual digo-lhe de passagem, sequer sou fã, não tem o direito de ofender o meu país da forma como a senhora o fez, exaltando as grandes contribuições de Portugal para a humanidade e desfazendo esta grande nação que é o Brasil e que cresceu com as suas próprias mãos e esforços e que, hoje, tenta ajustar as suas diferenças sociais, diferenças essas, oriundas do próprio colonialismo português, que, com mãos de ferro, governou este território, enquanto colônia, tirando de nosso seio tudo o quanto podia até as fontes se esgotarem.

Muito me admira, que Portugal, hoje, não seja a nação mais rica da Europa, uma vez que onde se instalou, em cada colônia onde invadiu e escravizou o seu povo nativo, trouxe apenas destruição, pois arrancava-lhes toda a riqueza e ainda cobrava altos impostos dos pobres colonizadores. Faço-lhe esta pergunta: O que fizeram com toda esta riqueza? Gastaram pagando a Inglaterra para lhes servir de guarda-costas, pois apesar de ser uma potência marítima, não eram capazes nem de proteger as suas próprias naus dos franceses?

Senhora... Se o Brasil cresceu, nada se deve à Portugal.

Enquanto a Inglaterra enviava famílias para povoar as suas colônias, Portugal mandava bandidos e toda a espécie de párea da sua sociedade para trabalhar e colonizar o Brasil.

Se a história não abrisse as portas para a imigração alemã, italiana, japonesa e tantas outras... Se fôssemos apenas descendentes dos portugueses enviados para cá... Hoje seriamos comparados à África em subdesenvolvimento.

Estes imigrantes trouxeram o progresso e os novos conceitos de igualdade e cidadania a este país.

Os portugueses, muito espertos que o são, proibiam-nos as escolas e as universidades... Proibiam, inclusive, a imprensa... Então, que legado nos deixaram!

Somente 308 anos após Pedro Álvares Cabral descobrir esta terra, com a chegada covarde de Don João IV com a nobreza, fugidos de medo de Napoleão, é que esta terra pode receber seus primeiros progressos... As primeiras universidades... E isso por capricho e necessidade do rei.

Era-nos proibido ter indústrias por que Portugal era capacho da Inglaterra, então detentora da revolução industrial e até sapatos de neve os portugueses compravam deles com medo de lhes perder a proteção ou desafiar aquela potência.

Então, professora... Portugal pode ter a internet mais rápida da Europa, pode ter inventado o celular pré-pago e até o pedágio livre... Mas veja... Não passou disso.

De certa forma o que somos hoje, em parte se deve ao grande legado que Portugal nos deixou: Analfabetismo e desigualdade social. Vocês sempre foram bons nisso em cada uma de suas colônias!

Aqui no Brasil, cada brasileiro inventa o seu próprio jeito de resolver os seus problemas e é justamente isso que nos diferencia do resto do mundo.
Temos problemas sim, mas estamos resolvendo! E quando o Brasil chegar lá, e chegará! A senhora pode acreditar que estaremos viajando à Marte e, muito provavelmente, importando os seus vinhos, o seu queijo e as suas azeitonas, que reconheço, são de excelente qualidade!


Henrique Aquino – Não sou professor, nem doutor, nem tenho faculdade – Porque no Brasil é assim, a gente se vira como pode.

Valmir FerNas disse...

11/12/2012 22:07 h Valmir Nascimento
CARTA-RESPOSTA DE UM TÉCNICO DE REDES SOBRE UMA PROFESSORA E DOUTORA PORTUGUESA, INTITULADA DE DESCASCANDO O ABACAXI !!!

OBS: ME DESCULPE SE AQUI NO MOMENTO NÃO TEM UMA PESSOA MAIS QUALIFICADA COM STATUS DE DOUTORADO !!!

MAITÊ PROENÇA

Como meu pai costuma dizer, primeiro pense depois fale essa senhora Mafalda Carvalho - bom a mim esse titulo não quer dizer nada, só diz que a senhora é professora e me desculpe mas aí em Portugal 90% dos professores ganha muito mal .
Não que as pessoas não devam estudar, mas dai que venha colocar esse título por que eu sou isso ou aquilo de Doutorado disso ou daquilo isso não é a questão.
Que MAITÊ PROENÇA ERROU, ERROU!
Tá certo se o povo vai desculpa-la ou não é por conta de cada um, isso é feito voto você só tem direito ao seu!
Senhora (Mafalda Carvalho) preste atenção:
-Tem um parte lá que a senhora fala de telecom (telecomunicações)

Acho que a senhora sabe muito pouco sobre o assunto, porque se tivesse noção não diria um absurdo daqueles só os milhares de km que tem de fibra óptica na ELETROBRAS daria para enrolar juntos Portugal, Espanha e França, feito um casulo.
Não queira nos subestimar tanto o povo quanto o país!
Acho que a Senhora (Mafalda Carvalho) pulou as aulas de GEOGRAFIA .
Tamanho de Portugal 92 .070 km²
Tamanho do Brasil 8.547.403 km²
O BRASIL tem + - 93 vezes o tamanho de Portugal

Essa parte é ótima "Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães?"
No final da década de 90 quando a UNIÃO EUROPEIA colocou Bilhões de euros em Portugal que estava na época da pedra Senhora (Mafalda Carvalho) mesmo em 2000 muitos portugueses não sabiam ou só conheciam computador por filmes ou novelas.

Quando meu irmão foi lá no cento de emprego para pegar o registro de trabalho se espantou com a máquina, uma preensa da década de 60 agora a doutora que dar a entender como se aí fosse
a 8ª maravilha do mundo, o povo aí gosta de aparentar ou ser o que não é me lembrei agora quando trabalhe na sonae.com a famosa CLIX internet em 2008 onde vendíamos 10 MB e o serviço muitas vezes só chega 1,5 MB , 2,0 MB e é essa net que tanto se vangloria.

Já deve ter percebido que morei alguns anos em Portugal a qualidade do ensino é melhor do que no Brasil a nível publico e algumas privadas é verdade.
Mas, dai querer endeusar Portugal faça-me o favor, SEM NOÇÃO!
Mais temos melhores engenheiros na CONSTRUÇÃO CIVIL, SOFTWARE, DESIGNS, ARQUITETOS, PAISAGISTAS, DESENVOLVIMENTO AEREO-ESPACIAL e etc.

Nossa medicina é muito mais avançada do em Portugal estamos a pelo menos 20 à 30 anos há frente seja em cardiologia, pediatria, neurologia, cirurgião dentista, cirurgião plastico e etc.

Porque senhora não basta ter só o equipamento, tem que ter o Professional qualificado coisa que aí eu vi muito pouco.
Tem medicamentos vendidos aí que já foram banidos no Brasil a mais 27 anos, ex: remédio para diabete estou falando com conhecimento de causa!!!!!

Senhora (Mafalda Carvalho) falava em politica sobre políticos corrupto, isso tem em todo lugar não é privilégio de nenhum país.

O consórcio industrial alemão Ferrostal, ao qual Portugal encomendou dois submarinos em Abril de 2004, terá conseguido o
contrato de venda no valor de 880 milhões de euros através de subornos e de negócios de consultoria falsos.

Esse é aquele caso que foi o dinheiro mas os submarinos não vinheram, é de achar graça,

https://www.tvi.iol.pt/videos/13240060

Escândalo vergonhoso CASA PIA com envolvimento de varias personalidades tanto do governo quanto da sociedade portuguesa

http://www.jn.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=1654001
http://www.youtube.com/watch?v=HbBjOs8gE5w

Unknown disse...

Lamentável esse "protesto" da professora portuguesa. Dar "bom dia" com o chapéu dos outros é muito fácil, todo esse desenvolvimento atingido por Portugal que ela propaga, se deve ao grande subsídio que UE injetou na terra de Camões por muito anos. Agora a torneira secou e o país está a beira da falência... sem falar que seguindo a tradição, desde a época em que Portugal possuía muitas colônias e delas tudo extraíam em benefício para depois serem passados para trás pelos ingleses, hoje não mudou muito, a portugal telecom, multinacional de origem portuguesa, é uma gigante no setor graças a propinas e outros meios não tão lícitos em seus negócios para chegar onde está e se manter.
Cara Sra Mafalda Carvalho, procure se informar melhor, para depois sair propalando os altos índices de desenvolvimento de seu país que tem uma população menor do que a cidade de São Paulo.

Anônimo disse...

Quanta idiotice. "Maior penetração de computadores" deixo para a missivista. E para resumir:" Hei professora, vai chupar uma rôla !!!

Anônimo disse...

Maite sambou na cara dos tuga kkkkk

Anônimo disse...

Maite sambou na cara dos tuga kkkkk

Angélica Aragão disse...

Por curiosidade, fui procurar na Universidade de Coimbra, em seu corpo docente quem era esta professora, não achei ninguém com este nome, ela não existe…..http://www.uc.pt/fduc/corpo_docente

Anônimo disse...

Idiota em portugal tambem existe telefone pre-pago!! Antes de criticar informe-se

Anônimo disse...

es tão ignorante que tentas deitar portugal abaixo sem primeiro tentares pesquisar um pouco 1° não sei se sabe mas portugal apesar de ser pequeno(em tamanho) tem tantas auto-estradas que se fosse construido em linha reta dava para fazer ligação de lisboa a India (afinal o tamanho não conta ��)
2° portugal tem mais de 10 milhões de portugueses em territorio portugues !..sim e verdade temos muitos imigrantes mas nem tudo e mau sabe porque??e sinal que nos abrem as portas ou melhor as fronteiras enquanto vocês tem que passar por portugal para obter o visto..e ja agora não temos elevadores ou ja são velhos?? Vesse logo que nunca esteve aqui no nosso pais(ao menos podemos andar pelo pais sem ter medo de ser mortos por uma bala perdida e ect...) 3° (tudo que disse e mentira!!..mas mesmo assim vou esclareçer algumaa coisas) podemos não ter o salario mais elevado da europa podemos ate ter ou estar a passar por uma crise mas mesmo assim ganhamos mais do que a gentinha do seu pais e quando passamos dificuldades temos sempre quem nos ajude(ja no brasil não se pode dizer o mesmo,,quando se e pobre e se morre a espera que alguem no hospital se digne atender..como e triste ser pobre no brasil!!..cá em portugal os hospitais publicos (que são muitos)são bem melhores que os hospitais privados do seu pais!!..os nossoa centros de saude/medicos de familia são bem melhores para ai umas 100 mil vezes do que os vossos hospitais publicos e olha que os centros de saude nos aqui em portugal não consideramos grande coisa(e se não sabe o que e pesquise no google que explicar burros cansa mais do que aquilo que parece)!! 4°desculpe?? Não somos nos que lambemos os pes aos "gringos" (como voces chamam ai) e ja agora aqui os politicos que cometem corrupção são presos no brasil ja não se pode dizer a mesma coisa! .. e antes de terminar deixe-me dizer uma coisa nem todos os brasileiros são assim que nem voce, burros que ate doi.. felizmente existe pessoas boas .. mas e um povo muito racista homofobico e ect..como eu lamento de todo coração que voces sejam ensinados desde crianças a odiar e a maltratar os outros mas a isso se chama ignorancia!! culpa do estado brasileiro que devia se focar um pouco mais na educação cultural da sua gente do seu povo..o mais engraçado e ver os brasileiros que sairam do brasil a ter vergonha do seu pais !!Isso so demonstra aquilo que e o brasil ,e quando as pessoas saiem dele e conhecem novas culturas mais informação veridica de aquilo que e o mundo e daquilo que e o brasil elas "abrem os olhos" um abraço para si e como o povo portugues não e rancoroso eu desejo-lhe tudo de bom!! E agora chega de internet por hoje porque cansa ver tanta desinformação

Anônimo disse...

Porque é que o seu irmão, foi ao Centro de Emprego em Portugal?
Podia ir ao Centro de Emprego aí no Brasil. ( Ou não).

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!